-
Arquitetos: CSADI
- Área: 138000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yilong Zhao
-
Fabricantes: China Construction Eighth Engineering Group, Ningbo Marriott, Storm
Contexto do Projeto
O Centro Nacional de Esportes de Xiangyang está localizado no Novo Distrito de Dongjin, na cidade de Xiangyang, na China. O projeto inclui um estádio de Classe B com 30.000 lugares, um ginásio nacional de 33.000 metros quadrados e instalações esportivas de apoio. Como a maior instalação nacional esportiva em Xiangyang e um local reserva para os Jogos Provinciais de Hubei, o complexo melhorou significativamente as necessidades dos residentes em relação ao esporte e bem-estar, produzindo um impacto social significativo.
Design Poético: Um Centro Esportivo com Características Regionais
O projeto está localizado na interseção entre os eixos de urbanização e paisagismo em Xiangyang. A paisagem ao redor é bela. O rio Hanjiang atravessa a cidade de oeste a leste e, juntamente com as montanhas, forma um padrão geográfico marcante. Partindo do cenário urbano entre montanhas e águas, o projeto adota o conceito de "Xiangshui (rios em Xiangyang) flutuando como nuvem e mostrando elegância", adaptando-se à topografia e trazendo poesia romântica ao desenho racional.
Criação de Ambientes: Gerar uma experiência esportiva entre montanhas e rios
O projeto abrange todo o terreno, permitindo que grandes edifícios se integrem melhor às paisagens circundantes. A disposição dos edifícios segue os sistemas hídricos existentes, e as interfaces dos edifícios são ocultas através de técnicas de sobreposição e escavação, fazendo com que pareçam nuvens flutuando acima das bases. Os edifícios se fundem com o parque, criando uma experiência esportiva de caminhada entre montanhas verdes e águas cristalinas.
Verde e Baixo Carbono: "Priorizar Medidas Passivas e Otimizar Ativas"
Em resposta ao problema do alto consumo de energia em locais esportivos, o projeto adota uma estratégia de economia de energia para "priorizar medidas passivas e otimizar as ativas" para alcançar as metas de construção de baixo carbono, baixo consumo de energia e baixo consumo de água. Um modelo BIM é construído para otimização do projeto. O Ladybug é utilizado para simular a forma da cobertura, de modo que ela possa sombrear 100% dos assentos. A tecnologia de túnel de vento Xflow é aplicada para reduzir o impacto dos fluxos de ar no local de competição. O Radiance é utilizado para calcular e ajustar a quantidade, tamanho e distribuição dos tubos de iluminação na cobertura, aumentando a taxa de iluminação natural interna em 26%. Com isso, a taxa de economia energética geral chega a mais de 78%.
Operação Pós-Jogo: O conceito de prioridade operacional presente do início ao fim
Em resposta a questões como vacância e baixa taxa de utilização após os jogos, o conceito de prioridade operacional é implementado ao longo de todo o processo. Em termos de disposição espacial, são adotadas "reservas flexíveis" e "adaptação composta" para lidar com as diferenças na operação entre períodos normais e períodos de jogos, assim como outros requisitos dinâmicos. O átrio entre o estádio e a plataforma ecológica forma uma "conexão flexível" para evitar interferências mútuas e resolver as diferenças entre períodos normais e de jogos. Enquanto isso, um grande número de espaços flexíveis e divididos por painéis ALC leves e pré-fabricados são criados. Estes espaços podem ser convertidos de acordo com necessidades específicas para melhorar a taxa de utilização.